quarta-feira, 18 de março de 2015

Fórum discute políticas públicas para as mulheres


 
  
A discussão sobre a necessidade da elaboração de um Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres conduziu o Fórum “O Gênero na Política Pública: uma agenda em construção”, realizado nesta terça-feira, 17 de março, no salão vermelho da Prefeitura.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Trabalho e Renda.

  


Durante a abertura a secretária Jane Valente falou da importância da criação de políticas públicas para as mulheres. “Temos muito a debater e precisamos agregar esforços para evoluirmos vencendo uma série de preconceitos que ainda existem, para que de fato as mulheres possam exercer o seu papel na sociedade com autonomia e respeito”, disse ela. Já a secretária Larissa Silva abordou o espaço da mulher no mercado de trabalho. “As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mas ainda recebem até 30% menos que os homens, ocupando as mesmas funções. Além de espaço, as mulheres precisam de valorização e políticas públicas para garantir seus direitos”, afirmou Larissa. Representando o secretário Samuel Rossilho, a Diretora Mariana Savedra falou da mulher empreendedora. “Temos em Campinas cerca de 40 mil mulheres empreendedoras, é um dado muito significativo. Vamos estudar um prêmio para a mulher empreendedora”, enfatizou Mariana.

O Fórum teve início com uma palestra do Defensor Público Leandro Barreto, que enfatizou a necessidade de medidas integradas de prevenção à violência e a relação destas com os direitos humanos.


Na sequência a advogada Eliane Jocelaine Pereira, da Coordenadoria Setorial de Apoio às Políticas Públicas Sociais da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social mediou uma mesa com a jornalista Márcia Quintanilha, que palestrou sobre a imagem da mulher na mídia e a assessora da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, Jaqueline Damázio, que fez um recorte da questão racial e étnica envolvendo as mulheres e a Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, que declarou serem os desafios à mulher com deficiência ainda maiores. “Esta mulher pode sofrer dupla ou tripla exclusão, explico: é a exclusão que vai além da condição de ser mulher, ou de ser pobre, ou de ser negra, a exclusão por ser deficiente, por não ser ouvida, por não ser vista e depender de outro para ir e vir, argumentou a Secretária”.




Em um terceiro momento a vereadora Neusa Conscetta conduziu um debate sobre reflexões para Políticas Públicas. Na ocasião a Assistente Social do Hospital de Clínicas da Unicamp, Ana Maria de Arruda Camargo fez uma apresentação sobre a mulher idosa na atualidade, seguido de uma apresentação da Presidente para América Latina do IEEE Women in Engineering (Grupo Mulheres na Engenharia do Instituto Internacional de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), Clarissa Loureiro,  sobre a participação de mulheres em carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil e, por fim, de uma explanação da Assistente Social Anna Maria Martins Soares a respeito da participação da mulher na política. Segundo ela, “se a mulher não tomar os espaços de poder e decisão não existirá igualdade de gênero”.




No final do Fórum o Conselho da Mulher defendeu a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. “É um plano bem ousado e pensado para um período de dez anos. Temos como objetivo construir ações positivas e os instrumentos para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres em Campinas”, registrou a Coordenadora do Conselho, Cleo Dias. 

Confira mais imagens do evento:





















quinta-feira, 12 de março de 2015

CEAMO participa do evento Rotary em Ação





No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o CEAMO (Centro de Referência e Apoio à Mulher) participou do evento “Rotary em Ação”, que aconteceu na Praça da Concórdia, região do Campo Grande. Na ocasião a conselheira Rosane de Arazão, que também é assessora da vereadora Neusa do São João, esteve na tenda sobre “Orientação dos Direitos da Mulher e da Família”, onde teve a oportunidade de divulgar o material de divulgação do CEAMO.

Durante o evento a fitinha roxa com a frase “Violência contra a Mulher, Diga Não” foi distribuída para mulheres de todas as idades, que também receberam o cartão do disque-denúncia “Ligue 180” e um cartãozinho comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. 




“O resultado do evento foi muito bom, pois conseguimos mobilizar muitas mulheres, conscientizando-as dos caminhos a percorrer caso sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Agradecemos ao Eduardo Nasser pela oportunidade de podermos participar de um evento de grande porte, proporcionando benefícios a muitas pessoas”, afirmou Rosane.

terça-feira, 10 de março de 2015

Conselho promove Fórum sobre políticas públicas para as mulheres






 
No dia 17 de março o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vai promover, em parceria com a Prefeitura, o Fórum O Gênero na Política Pública: uma agenda em construção”. O evento será realizado das 14h30 às 18h30 no salão vermelho do Paço Municipal.

O Fórum tem como objetivo abrir as discussões do Conselho, neste mês da mulher, com relação a diferença social entre os sexos e a necessidade de construção de políticas voltadas à mulher. O evento contará com a participação de especialistas, pesquisadores e gestores públicos, que vão debater, sob diferentes dimensões, temas variados sobre o desafio de valorização à mulher.

As discussões serão utilizadas como base para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

As inscrições para participar do Fórum devem ser feitas pelo link


Confira a programação e participe!



PROGRAMA

14h30: Abertura
Cleudiran Sales Dias - Coordenadora do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) 
Janete Giorgetti Valente – Secretária da Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS)
Larissa Silva – Secretária de Trabalho e Renda (SMTR)
Samuel Rossilho – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo (SMDES)

15hs: Mesa I – A Mulher em situação de Violência
Dr. Leandro Barreto – Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de São Paulo - Regional Campinas
Drª. Maria Cecília Fávero Lopes – Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas
Mediadora: Secretária Janete Giorgetti Valente (SMCAIS)

15h40: Mesa II – A Mulher em suas diversidades: o desafio da inclusão
A imagem da Mulher na mídia – Márcia Quintanilha, Jornalista
A questão racial e étnica – Jacqueline Damázio, Assessora da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial - CEPIR
A deficiência e a mobilidade reduzida  - Emmanuelle Garrido Alkmin – Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Mediadora: Eliane Jocelaine Pereira - Coordenadora Setorial de Apoio às Políticas Públicas Sociais (SMCAIS)

16h40: Coffee break

17hs: Mesa III – Reflexões para Políticas Públicas
Mulher idosa na atualidade - Ana Maria de Arruda Camargo, Assistente Social - Hospital de Clínicas / Unicamp
Educação e carreira profissional: mulheres em carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil - Clarissa Loureiro – Presidente para América Latina do IEEE Women in Engineering (Grupo Mulheres na Engenharia do Instituto Internacional de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos)
Mulher e participação política -  Anna Maria Martins, Assistente Social
Mediadora: Neusa Elisabete Conscetta – Vereadora, Câmara Municipal de Campinas

18hs: Encerramento
Bases para o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Cleudiran Sales Dias - Coordenadora do Conselho Municipal de Direitos da Mulher
Andrea Santos de Deus – Assessora Técnica, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.


Realização: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Co-realização:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo
Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social
Secretaria de Trabalho e Renda